19/09/2010

Slash: “demorou para eu me aceitar como alguém influente”

A Epiphone.com  recentemente conduziu uma entrevista com o lendário guitarrista Slash (Velvet Revolver, ex-Guns N' Roses). Trechos da conversa podem ser vistos a seguir.

Epiphone.com: Me fale sobre suas primeiras influências. Foram guitarristas específicos que o inspiraram a tocar guitarra?

Slash: Alguns dos guitarristas que me inspiraram são John Lee, Jeff Beck, Jimmy Page, os caras do Aerosmith, Eric Clapton do Cream, Rick Nielsen do Cheap Trick e Ted Nugent.

Epiphone.com: Existe algum novo guitarrista que te inspira hoje?

Slash: Os guitarristas que me inspiram hoje são basicamente todos os mesmos que me inspiraram quando eu comecei. Isso não mudou, mas além disso, eu acho que Tom Morello, Jack White e Jack Cantrell são ótimos e são alguns dos que têm inspirados guitarristas solo que têm aparecido nos últimos 20 anos.

Epiphone.com: Durante toda sua carreira você tem sido associado à Les Paul. Já houve uma época em que você tocava outra guitarra?

Slash: Minha primeira guitarra foi uma cópia de uma Les Paul, então eu fui atraído pelas Les Paul desde o começo. Eu passei por um período de tentativa e erro com várias guitarras diferentes, mas sempre corria de volta para a Les Paul. É como se a Les Paul me escolhesse. Tem muito a ver com o peso da guitarra, o visual da guitarra, e obviamente, o mais importante, o som da guitarra.

Epiphone.com: Eu sei que seus dois filhos são muito novos... Mas algum deles já mostrou interesse em tocar guitarra?

Slash: Não muito, tirando o fato de eles tocarem suas guitarras de brinquedo e ficar correndo ao redor da casa com elas... Mas demonstrar um interesse musical na guitarra, não. Embora um deles goste do piano.

Epiphone.com: Se a música não tivesse te escolhido... O que você acha que estaria fazendo hoje?

Slash: Se eu não fosse guitarrista, definitivamente estaria fazendo algo relacionado a ilustrações.

Epiphone.com: Quando eu era jovem, havia vários ícones das guitarras que eu classifiquei como uma influência para mim como guitarrista. Então vieram os anos 90 e nada. Você tem sido uma constante e um dos poucos caras que ainda fazer guitarra soar legal. Eu conheço guitarristas... Alguns com 50 anos e outros no inícios dos 20 os quais os olhos brilham quando escutam seus nomes. Como você se sente sendo uma influência para tantos guitarristas?

Slash: Quando você diz essas coisas, é um imenso elogio e as pessoas aparecem e me relembram disso às vezes... Que eu sou uma influência para jovens guitarristas... Mas eu sou tão inseguro como guitarrista, que demorou muito para eu me aceitar como alguém que é influente. Eu ainda estou me esforçando muito em ser melhor no que eu faço, então é muito difícil para eu dizer que tenho um impacto sobre outros guitarristas porque ainda estou me esforçando muito para atingir meus padrões como guitarrista.

Leia a entrevista na íntegra (em inglês) no Epiphone.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário